Viver bem em pequenos espaços é possível?
Não há como negar, principalmente nas cidades com características cosmopolitas que o principal sintoma da queda de qualidade de vida é a redução da área útil dos apartamentos em reflexo a expansão imobiliária resultado do aumento da densidade populacional nestes centros.
Com isso, um dos principais novos desafios do design de interiores no qual tem como objetivo prover a construção de um ambiente que represente uma identidade pessoal do morador, conforto e bem estar é tentar solucionar e criar recursos criativos para estes pequenos apartamentos com a tarefa de implementar um design inteligente que otimize o ambiente, gere organização e seja de fato prático para assim criar melhores condições de vida para o morador.
Um dos pontos básicos para se otimizar um pequeno ambiente é criar o máximo de integrações entre áreas construindo uma fluidez atmosférica através do uso do mesmo revestimento para cozinha e sala criando uma sensação de amplitude digna de espaços maiores.
Truques básicos para melhorar o seu conforto.
Um dos truques que nós da Andrade & Shiki Studio usamos é trabalhar com cores mais claras e tentar realizar uma produção leve com armários sob medida e integrados para que quase tudo na residência fique armazenado com eficiência, evitando assim ruídos visuais não previstos e portanto trazendo leveza e amplitude ao espaço.
Em espaços muito pequenos é necessário pensar em alternativas criativas para não comprometer a fluidez e praticidade do ambiente, questionar o morador sobre a intensidade do uso do eletrodoméstico em sua vida para que cada um ganhe uma posição conforme a sua importância e desta forma não desperdiçar espaços em locais funcionais da moradia ( microondas abaixo ).
Outro recursos comuns usado para otimizar projetos de decoração em pequenos espaços é :
- Instalação de portas de correr ou deslizantes que também ocupa menor espaço.
- Utilização de Espelhos em locais estratégicos.
- Móveis multifuncionais
Uso de Cores.
Entretanto, a principal dúvida que recebemos frequentemente é sobre “se o uso de cores claras na pintura da parede ajudam a ampliar a sensação espaço, então não devo usar cores escuras?”
Pensar assim é um equívoco, pois o uso de cores e principalmente as escuras podem ser estratégicas se aplicadas no local correto, exaltando profundidade, frescor ou sofisticação, mas isto deve ser estudado caso a caso considerando cada um dos elementos e metragens do projeto de design de interiores.
No exemplo acima, o verde da imagem esquerda causa o efeito de frescor e o preto da imagem direita aplicada na porta de entrada cria a ilusão de profundidade.
Fica o alerta que a colocação da cor errada na parede errada pode criar exatamente o efeito oposto ao objetivado.
Iluminação
Outro fator importante é ter um projeto de iluminação que crie opções de cenários luminosos para obter conforto visual na configuração de diferentes climas na residência que envolvam o morador em uma sensação de acolhimento.
Uma casa pequena com móveis pequenos?
Mais um erro de design de interiores que atrapalha o conforto e bem estar do espaço, não transforme sua residência em uma casa de boneca! Um espaço bem estudado pode sim ter móveis confortável e planejados para que compor com uma sensação de amplitude no ambiente.
Por exemplo, você pode sim ter o seu home theather dos sonhos , mas talvez você precisará dar uma segunda função, como por exemplo atender a uma mesa de jantar como uma solução de buffet ou um home theather que tenha uma escrivaninha, trazendo multi-funcionalidades para o projeto gerando uma imponência no uso do mobiliário com muito estudo e muita técnica.
Estes foram apenas alguns exemplos possíveis para se criar a ilusão de amplitude em pequenos espaço, fazer uso inteligente do espaço através de um projeto de Design de Interiores é garantir a potencialização máxima do bem estar para seu lar, em breve daremos mais dicas :*
Fernanda Andrade